A fase de grupos da Copa Sul-Americana chega à quinta rodada com dois times brasileiros com chances de classificação antecipada para o mata-mata: Athletico e Fortaleza garantem a primeira posição de seus grupos em caso de vitória. Por outro lado, Cuiabá, Bragantino, Cruzeiro e Corinthians seguem vivos, mas em situações menos confortáveis (confira o panorama de cada grupo abaixo).
Na Sul-Americana, apenas o líder da chave garante vaga nas oitavas de final do torneio — quem ficar em segundo disputa fase preliminar contra os terceiros colocados da Libertadores.
O Always Ready lidera a chave com 10 pontos somados, um a mais em relação ao Independiente Medellín. O time boliviano garante a classificação às oitavas de final em caso de vitória, desde que os colombianos sejam derrotados pelo Defensa y Justicia. Se o Always Ready confirmar a liderança nesta rodada, Independiente Medellín e Defensa vão disputar a segunda posição na última partida.
A Universidad de Quito lidera o grupo do Cruzeiro com 10 pontos e depende apenas de si para garantir vaga nas oitavas nesta rodada: basta vencer o Alianza Petrolera. Para seguir sonhando com vaga direta nas oitavas, a Raposa precisa vencer o Unión La Calera no Mineirão e contar com tropeço do time equatoriano. Neste caso, a definição do líder fica para a rodada final.
Com jogos adiados por conta da enchente, o Inter é o terceiro colocado com cinco pontos somados, mas ostenta o melhor aproveitamento e depende apenas de si para ficar com a primeira posição. O Colorado visita o Real Tomayapo, no Peru, e fecha a chave contra Delfín e Belgrano, como mandante. No momento, o time argentino lidera o grupo com seis pontos.
O Fortaleza lidera a chave com nove pontos, dois a mais em relação ao Boca, segundo colocado. Os times duelam na quarta-feira, em La Bombonera. Em caso de vitória, o Leão do Pici confirma vaga direta nas oitavas. Se empatar, mantém a liderança, mas deixa a definição para a última rodada. Em caso de derrota, perde a primeira posição para o rival e terá de recuperar na última partida.
O Athletico lidera a chave com quatro vitórias e é o único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos. A classificação pode vir até mesmo em caso de derrota para o Danubio, na Ligga Arena, desde que o Sportivo Ameliano não vença o Rayo Zuliano.
Se vencer o jogo em Curitiba, o time comandado por Cuca confirma vaga antecipada nas oitavas de final do torneio. O Furacão mira também a liderança geral para obter a vantagem de decidir dentro de casa no mata-mata.
Racing-URU, Corinthians e Argentinos Juniors seguem vivos na luta pela liderança da chave. Os uruguaios lideram com oito pontos, seguidos pelo Timão, com sete, e os argentinos na sequência, com seis.
O time paulista tem um trunfo: realiza os últimos dois jogos dentro de casa, justamente contra os dois concorrentes diretos, e depende apenas de si para garantir vaga direta nas oitavas.
Líder da chave com 10 pontos, o Lanús recebe o lanterna e eliminado Metropolitanos e pode confirmar a primeira posição: basta vencer e torcer por um tropeço do Cuiabá, que recebe o Deportivo Garcilaso, na Arena Pantanal.
Com dois pontos a menos em relação ao time argentino, o Dourado torce por um tropeço do rival para assumir a ponta. Se a diferença se mantiver para a última rodada, a vaga será definida em confronto direto: eles se enfrentam no estádio La Fortaleza, em Lanús (ARG), na província de Buenos Aires.
Racing e Bragantino fazem duelo à parte pela liderança. Os dois estão com nove pontos, mas o time de Avellaneda leva vantagem no saldo de gols. O Racing recebe o Coquimbo Unido, que segue vivo, e o Braga pega o Sportivo Luqueño, no Paraguai. Independente do que acontecer nesta rodada, a definição da vaga direta vai ficar para o último jogo.