Mano Menezes vai comandar seu primeiro treino no Fluminense nesta terça-feira. Além de irar o Tricolor da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o gaúcho de 62 anos terá outras missões neste início de trabalho. A principal delas é mudar o ambiente do CT Carlos Castilho e o estilo de jogo da equipe. A outra pode ser a troca de peças, dependendo do desempenho de cada um.
O ambiente foi um dos fatores que fez o Fluminense voltar atrás na ideia de manter Marcão até dezembro e contratar Mano Menezes. Como o elenco trabalhou por mais de dois anos no "Dinizismo", há uma natural reação de tristeza por parte de alguns jogadores após a saída do antigo treinador. Mas o Fluminense não tem tempo a perder no Campeonato Brasileiro e precisa superá-lo o quanto antes. Mano Menezes seria responsável por "energizar" o grupo novamente.
Cabe destacar que Marcão continua tendo a confiança da diretoria do Fluminense. Mas, no atual cenário, esbarrou no fato de já estar inserido no dia a dia do elenco e no ambiente de trabalho, o que poderia atrasar essa mudança. Com a lanterna do Campeonato Brasileiro em mãos, o clube não poderia perder mais tempo.
Sobre estilo de jogo, Mano terá liberdade para impor aquilo que deseja. O seu perfil bate com o que foi buscado pelo presidente Mário Bittencourt, pelo diretor executivo Paulo Angioni e diretor de planejamento Fred: um comandante com bom histórico no Brasileirão de pontos corridos, de estilo mais defensivo e jogo equilibrado.
Por fim, Mano Menezes é visto como alguém experiente para lidar com um vestiário recheado de medalhões, como Thiago Silva, Felipe Melo e Marcelo. A sua chegada não significa que todos os jogadores de maior idade serão barrados de imediato, mas é esperado que ele mantenha o seu estilo de pulso firme para retirar alguém que não agrade ou não esteja rendendo.
Por ter um estilo mais defensivo do que Fernando Diniz, é natural esperar trocas de peça e também de esquema tático.