A fase de grupos da Libertadores vai se encaminhando para o seu fim, com a maioria das vagas nas oitavas de final já definidas após os jogos de terça-feira. Com partidas ainda a se disputar nesta quarta e na quinta (mais os confrontos atrasados do grupo C), já há 13 classificados para as oitavas de final.
Restam apenas três vagas em disputa: uma no grupo A, uma no grupo C e outra no grupo F.
Seis times brasileiros estão classificados: Fluminense, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG.
O Grêmio, que teve dois jogos do grupo C adiados por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, segue na briga por uma vaga. A equipe enfrenta o The Strongest nesta quarta, mas ainda pega Huachipato e Estudiantes nos dia 4 e 8 de junho.
O sorteio das oitavas de final da Libertadores acontece na próxima segunda-feira, em Luque, no Paraguai. Os times classificados na primeira colocação ficam no pote 1 e serão sorteados contra os segundos colocados, no pote 2, sem restrições.
Classificados às oitavas de final da Libertadores:
- Fluminense (grupo A)
- Talleres (grupo B)
- São Paulo (grupo B)
- The Strongest (grupo C)
- Junior Barranquilla (grupo D)
- Botafogo (grupo D)
- Bolívar (grupo E)
- Flamengo (grupo E)
- Palmeiras (grupo F)
- Atlético-MG(grupo G)
- Peñarol (grupo G)
- River Plate (grupo H)
- Nacional (grupo H)
Em negrito: primeira colocação garantida
- Equipes com chances de classificação: Cerro Porteño, Colo Colo e Alianza Lima (grupo A), Huachipato, Estudiantes, Grêmio (grupo C), San Lorenzo, Independiente del Valle e Liverpool (grupo F).
- Eliminados: Barcelona de Guayaquil, Cobresal (grupo B), LDU, Universitario (grupo D), Palestino, Millonarios (grupo E), Rosário Central, Caracas (grupo G), Libertad e Deportivo Táchira (grupo F).