AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 
Gazetaweb

Gil diz que família providencia repatriação do corpo de Preta

O cantor e compositor Gilberto Gil divulgou, nas redes sociais, na noite deste domingo (20), que a família está organizando a repatriação do corpo da filha, Preta Gil.

A artista morreu em Nova York, mais cedo, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ela passava por um tratamento experimental nos Estados Unidos contra a doença. A informação foi confirmada pela assessoria dela.

A última vez que Preta Gil cantou em público foi ao lado do pai, durante show da turnê "Tempo Rei", que marca a despedida dele dos palcos. A apresentação aconteceu no dia 26 de abril deste ano, em São Paulo.

No posicionamento publicado nas redes sociais e emitido à imprensa, Gilberto Gil pediu compreensão nesse "momento difícil" que a família atravessa. "Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas", escreveu. Leia nota na íntegra abaixo:


				Gil diz que família providencia repatriação do corpo de Preta
Nota de Gilberto Gil sobre morte de Preta. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Preta tratava o câncer desde janeiro de 2023. Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, além de uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas, desta vez, no exterior.

Filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal Costa, Preta deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o hit "Sinais de Fogo", uma composição de Ana Carolina feita especialmente para a amiga Preta.

O segundo álbum de Preta Gil, intitulado “Preta”, foi lançado em setembro de 2005 e tinha as músicas "Muito Perigoso" e "Eu e você, você e eu". Em 2010, a cantora lançou seu terceiro álbum, o "Noite Preta", festa com a qual percorreu o Brasil inteiro por sete anos. Após o sucesso da turnê, Preta criou o show “Baile da Preta”, com um repertório diverso.


				Gil diz que família providencia repatriação do corpo de Preta
Em nota, Gilberto Gil diz que família cuida da repatriação do corpo de Preta. — Foto: ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Em 2012, Preta lançou “Sou como Sou”, com músicas "Mulher Carioca" e "Relax". Preta também foi a responsável por criar um dos maiores blocos da história do Carnaval carioca. Em 2010, o “Bloco da Preta” desfilou pela primeira vez e, em 2017, ela conseguiu “arrastar” mais de 500 mil foliões pelas ruas do Centro do Rio com uma homenagem a Chacrinha.

Ainda em 2017, Preta lançou o sexto e último álbum, distribuído apenas em versão digital. “Todas as Cores” tem participação de Pabllo Vittar, Marília Mendonça e Gal Costa, além de incluir a canção “Botando a Fila para Andar”, composição de Ana Carolina.

Em 2021, a cantora gravou a música “Meu Xodó” em parceria com o seu único filho, Francisco Gil. Na época, a cantora afirmou que a faixa foi a mola que a tirou do fundo do poço. "Se não fosse o Fran, eu talvez tivesse perdido a minha voz mesmo, porque sou intérprete, não sei tocar instrumento. Ele foi me estimulando o tempo inteiro a não entrar nessa bad total", explicou ao g1, sobre o processo criativo.

Durante a carreira, Preta também fez algumas participações em novelas e séries de TV, como “As Cariocas”, “Ó Paí, Ó” e “Vai que Cola”. Além disso, também investiu como empresária, sendo uma das sócias de uma agência de marketing de influência e mídias digitais.

Vida pessoal

Preta é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira esposa do cantor. Da relação, o casal ainda teve Maria e Pedro, que morreu em um acidente de carro em 1990.

Além dos dois, Preta tem mais cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José, e Bela Gil (da relação do cantor com Flora).

Preta se casou com o ator Otávio Müller em 1994. Juntos, tiveram Francisco Gil, único filho da atriz. Francisco é pai de Sol de Maria, única neta de Preta. A cantora se separou de Otávio em 1995.

Ela também foi casada com o cineasta Rafael Dragaud, 53 anos, e namorou o ator Caio Blat, 45. Em 2009, Preta se casou com o mergulhador Carlos Henrique Lima. Os dois ficaram juntos até 2013.

No mesmo ano, a atriz começou a namorar o treinador físico Rodrigo Godoy. Os dois se casaram dois anos depois e ficaram juntos até 2023. O término aconteceu durante o tratamento de Preta contra o câncer.

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram