Nesta quarta-feira (21), o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) reuniu várias personalidades do estado para o lançamento do "Espia" – Observatório da Primeira Infância de Alagoas. A nova ferramenta on-line tem como função coletar, compilar e analisar dados sobre o desenvolvimento infantil.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo; o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida; o governador do Estado, Paulo Dantas, além de representantes do Poderes Legislativo e Judiciário.
O evento contou com a fala da Coordenadora Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho. Ela palestrou sobre os temas "O Direito à Educação Infantil e o papel das Secretarias Estaduais" e "Tribunais de Contas e a Primeira Infância", que foi citado pelo conselheiro Edson Ferrari, presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB).
O novo programa tem parceria com o Núcleo Integrado pela Primeira Infância, coordenado pela conselheira Renata Calheiros, por meio de um Pacto Estadual pela Primeira Infância.
A coordenadora do Espia e conselheira, Renata Calheiros, destacou a importância do programa no desenvolvimento das nossas crianças alagoanas. “A plataforma vai permitir tanto o acesso do Tribunal para avaliar as políticas públicas voltadas à primeira infância, como também permitir que os próprios gestores analisem os seus dados e proponham planos de ação. Além disso, também permitirá um controle social pela sociedade, que pode ver como está o seu município”.
O painel de indicadores da primeira infância, principal componente do Espia, foi desenvolvido para acompanhar o progresso das políticas públicas em Alagoas, focando em 11 indicadores das áreas de saúde, educação e assistência social.
Será possível identificar áreas de vulnerabilidade e direcionar esforços para garantir que todas as crianças de Alagoas tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.