Na decisiva tarde deste domingo (21), o CSE foi a campo com a missão de assegurar a classificação inédita para a fase de mata-mata do Brasileirão da Série D. Porém, em um contexto cruel, quem levou a melhor no confronto da 14ª rodada foi o Retrô, que venceu a partida na Arena Pernambuco por 2 a 1, decretando a eliminação tricolorida.
Os gols da partida foram marcados por Mascote e João Pedro para o lado da Fênix. E, ainda na primeira etapa, Índio descontou para o Tricolor.
Com o resultado, o tricolorido termina o Grupo A4 na quinta colocação, com 21 pontos somados. E os pernambucanos asseguraram a segunda colocação, com 26 pontos, e só não foram líderes devido ao saldo de gols.
O clube palmeirense até poderia ter se classificado com a derrota. Todavia, devido o triunfo do ASA por 2x0 contra o Sergipe, o CSE ficou atrás pelo saldo de gols.
O tricolorido teve zero gols de saldo nesta fase de grupos, enquanto o Alvinegro teve um gol de saldo.
Além da eliminação triste, o CSE encerra oficialmente os trabalhos da equipe profissional em 2024. Sem calendário para o segundo semestre, a equipe só deve voltar a jogar no Campeonato Alagoano 2025. Inclusive, o clube não tem vaga garantida em torneios nacionais no ano que vem. Mas caso o ASA suba, ele herdará a vaga na próxima edição da Série D.
Por outro lado, o Retrô segue adiante na competição. Como se classificou na 2ª posição do Grupo A4, irá enfrentar o 3º do Grupo A3: o América-RN. O primeiro embate será em Natal, enquanto a volta será em Pernambuco.