Tite pode não ser unanimidade entre a torcida do Flamengo, mas os números são um forte aliado do treinador gaúcho no comando rubro-negro. Apesar de ter atravessado um momento turbulento entre abril e maio, o time hoje é líder do Campeonato Brasileiro e vive o seu melhor início de temporada desde 2020, quando ainda era dirigido por Jorge Jesus.
O ge comparou os primeiros 30 jogos oficiais de cada temporada, completados em 2024 na histórica goleada por 6 a 1 sobre o Vasco no último domingo no Maracanã. A vitória sobre o Philadelphia Union e o empate com o Orlando City, em amistosos nos Estados Unidos em janeiro, não entraram na conta. Já os empates com Nova Iguaçu e Portuguesa, com um time de garotos dirigido pelo interino Mário Jorge, foram contabilizados.
Primeiros 30 jogos por temporada
Temporada | Técnico(s) | Aproveitamento |
2024 | Tite e Mário Jorge | 74,4% |
2023 | Vítor Pereira, Mário Jorge e Jorge Sampaoli | 56,6% |
2022 | Paulo Sousa e Fábio Matias | 68,8% |
2021 | Rogério Ceni e Maurício Souza | 71,1% |
2020 | Jorge Jesus, Maurício Souza e Domènec Torrent | 78,8% |
Em 2020, o Flamengo começou o ano com um time de garotos dirigido pelo interino Maurício Souza, enquanto o grupo principal ainda estava de férias após disputar o Mundial de Clubes no fim de 2019. Jorge Jesus volta com a "cavalaria" na quinta rodada do Carioca e comanda 18 partidas até se transferir para o Benfica, de Portugal. Os oito duelos restantes para fechar os 30 da pesquisa foram com o técnico espanhol Domènec Torrent.
Em um ano complicado, que contou com uma paralisação de três meses sem futebol em função da pandemia da Covid-19, o Flamengo teve nos primeiros 30 jogos um alto aproveitamento de 78,8%, com 22 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. No período, o Rubro-Negro conquistou três títulos (Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana) e estava em quinto na oitava rodada da Série A. No final daquela temporada, o time com Rogério Ceni ainda conquistou o Brasileirão.
Em 2021, o Flamengo também começou com uma equipe reserva sob o comando do interino Maurício Souza, enquanto os titulares estavam de férias após a temporada anterior ter terminado só em fevereiro. Rogério Ceni e a força máxima rubro-negra voltaram na sétima rodada do Carioca. Somando os dois períodos, foram 19 vitórias, sete empates e quatro derrotas (um aproveitamento de 71,1%), além de dois títulos: do Carioca e da Supercopa do Brasil.
Porém, o time começou mal o Campeonato Brasileiro e era só o 12º colocado na oitava rodada, após o recorte dos 30 jogos. Ceni não durou muito mais tempo no cargo: em meio aos desfalques durante a Copa América daquele ano e uma crise por áudio vazado da comissão técnica, ele acabou demitido. Aquela temporada terminou sob o comando de Renato Gaúcho, mas o Flamengo não ganhou mais títulos e bateu na trave na Libertadores, perdendo a final para o Palmeiras.
Para 2022, o clube contratou o português Paulo Sousa, mas começou o ano com o interino Fábio Matias para o técnico europeu ter mais tempo de trabalho antes da estreia. Ele assumiu o time na terceira rodada do Carioca, e o Flamengo teve nos primeiros 30 jogos um aproveitamento de 68,8%, sendo 18 vitórias, oito empates e quatro derrotas.
Em números o rendimento pode não ter sido dos piores, mas o técnico português não deixou saudades na Gávea: ele perdeu os dois títulos que disputou (foi vice no Carioca e na Supercopa), e no recorte da pesquisa o time era só o 14º no Brasileirão após a sétima rodada. O treinador não durou muito no cargo, e o Flamengo terminou aquela temporada sob o comando de Dorival Júnior, que conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil.
No ano passado, a diretoria rubro-negra apostou suas fichas no também português Vítor Pereira, que estreou junto com o time no Carioca. Por conta da disputa do Mundial de Clubes de 2022, mas realizado no início de 2023 por causa da Copa do Mundo entre novembro e dezembro no Catar, o interino Mário Jorge comandou a equipe em duas rodadas do Estadual.
Vítor Pereira acumulou fracassos e foi demitido após ficar em terceiro no Mundial e ter sido vice do Carioca, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. Mário Jorge reassumiu o comando por mais duas partidas até a chegada de Jorge Sampaoli. Nos 30 primeiros jogos, o Flamengo teve só 56,6% de aproveitamento (16 vitórias, três empates e 11 derrotas) e era o nono colocado no Brasileiro após seis rodadas. O técnico argentino depois ainda perdeu a final da Copa do Brasil, e aquela temporada chegou ao fim sem nenhum título rubro-negro, algo que não acontecia desde 2018.
Tite foi contratado na reta final de 2023 e conseguiu classificar o time para a Libertadores. Mas seu trabalho ganhou mais destaque na atual temporada. Incluindo duas partidas comandadas pelo interino Mário Jorge enquanto o elenco fazia pré-temporada nos Estados Unidos, o Flamengo atingiu 74,4% de aproveitamento nos primeiros 30 jogos. Com o técnico gaúcho, o Rubro-Negro voltou a ser campeão carioca depois de dois anos e está na liderança do Brasileirão após sete rodadas.
No total, Tite já comandou o Flamengo em 42 jogos desde o ano passado (incluindo amistosos) e tem 72,2% de aproveitamento no cargo. Para defender a liderança do Brasileirão, o técnico terá que reinventar a equipe após perder cinco jogadores (sendo quatro titulares): Arrascaeta, De la Cruz, Pulgar, Varela e Viña, que estão com as seleções do Uruguai e Chile para a Copa América.