Minas Gerais tem dois árbitros centrais Fifa e dois assistentes com a mesma patente. Andreza Helena Siqueira e Paulo César Zanovelli detêm a maior qualificação do estado. Fernanda Nandrea e Guilherme Dias Camilo são os auxiliares. Mesmo com o escudo, Andreza é, entre todos do quadro, a com menos jogos de expressão no estado e na CBF.
A árbitra é uma das cinco Fifas que ainda não comandaram um jogo de Série A. A profissional fez 173 jogos com o escudo Fifa, apenas um clássico, mas como assistente do árbitro de vídeo.
Pela Federação Mineira de Futebol, nunca atuou em clássico masculino como árbitra central, por exemplo. Andreza conquistou o escudo Fifa em 2021, logo após ser a primeira árbitra a comandar uma final de uma competição estadual. Na ocasião, a profissional fez a final da Segundona, entre Uberaba e Varginha.
Desde 2022, Andreza Helena atua com o escudo Fifa, mas os jogos de destaque ainda não chegaram. No Módulo I do Mineiro daquele ano, apitou apenas um jogo: URT e Caldense, ainda na primeira fase. Pela CBF, atuou como quarta árbitra em quatro partida da Série D e em uma da segunda divisão do Brasileirão. No restante da temporada, a árbitra atuou em jogos do Mineiro de base e competições femininas da CBF e do estado.
No ano seguinte, Andreza não apitou nenhum jogo da primeira fase do Mineiro. Ela foi quarta árbitra em três partidas. A profissional atuou também como reserva na semifinal do Troféu Inconfidência (competição entre o times que ficaram do quinta ao oitavo lugar na primeira fase do Módulo I). A árbitra apitou três partidas no profissional masculino em 2023, todas no Módulo II.
Na CBF, a profissional não comandou nenhum jogo no profissional masculino. Ela foi quarta árbitra nas Séries B, C e D, além de um jogo da Copa do Brasil. A Federação Mineira afirma que, desde 2023, Andreza está sendo preparada para comandar partidas do principal campeonato masculino do estado.
O único clássico mineiro da carreira da árbitra desde que conquistou o escudo Fifa foi em 2024, no jogo entre América x Atlético. Mas Andreza foi a Assistente do Árbitro de Vídeo (AVAR 2). Zanovelli, o árbitro que conquistou o escudo no mesmo ano que Andreza, fez quatro clássicos estaduais como central.
Ainda em 2024, a profissional fez o primeiro jogo da final do Troféu inconfidência, confronto entre Pouso Alegre e Athletic. Na CBF, Andreza foi quarta árbitra em seis jogos das Séries A à D. Neste ano, até o momento, Andreza Helena Siqueira atuou no Mineiro Módulo I como central em dois jogos, em outros dois ela foi quarta árbitro, e um como AVAR 2.
"A Federação Mineira de Futebol (FMF) reitera seu compromisso com a formação e valorização da arbitragem em Minas Gerais, conduzindo um processo criterioso e gradativo de preparação dos profissionais que integram seu quadro.
A árbitra Andreza Helena de Siqueira, que possui escudo Fifa, vem sendo preparada desde 2023 para atuar em partidas do Campeonato Mineiro, dentro de um planejamento técnico contínuo que segue o padrão adotado pela FMF para todos os árbitros. A conquista do escudo é um importante reconhecimento técnico individual, concedido com base em critérios definidos pela entidade internacional. Mas além da chancela, a FMF considera uma multiplicidade de fatores para escolha dos quadros de arbitragem nos jogos.
O número de atuações da árbitra Andreza no Campeonato Mineiro está alinhado a esse processo gradativo de desenvolvimento e maturação, que a Federação aplica a todos os profissionais, sempre com foco na consistência e evolução técnica ao longo do tempo.
Cabe destacar ainda que, em competições de âmbito nacional, a gestão das escalas e do desenvolvimento dos árbitros é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estabelece seus próprios critérios de designação.
A FMF confia plenamente na capacidade dos árbitros que integram seu quadro e continuará investindo em sua formação e qualificação, respeitando os tempos e etapas necessários para garantir excelência e responsabilidade na condução das partidas."