O levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS) mostra que Alagoas registrou 167 mortes em decorrência da violência no trânsito no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8).
Ainda de acordo com o ministério, o número de óbitos relacionados ao trânsito entre os meses de janeiro a março de 2024 mostra um aumento de 10,59%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto que no primeiro trimestre de 2024 foram 167 mortes, nos três primeiros meses de 2023 foram contabilizados 151.
Já em todo o ano passado, 580 falecimentos por acidentes de trânsito foram registradas em Alagoas. Desse total, 488 vítimas foram homens (84,14%). A faixa etária de 20 a 39 anos foi a que mais concentrou os óbitos, com 47% dos registros.
Além disso, entre as vítimas, 232 pessoas morreram antes da chegada do resgate. Pelo menos 253 chegaram a ser resgatadas com vida para hospitais, porém, não resistiram aos ferimentos. Do total de óbitos registrados no trânsito em 2023, 59,3% foram de motociclistas.
Diante dos dados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está utilizando a Campanha Maio Amarelo para reforçar a importância de os condutores de veículos, bem como, os pedestres, respeitarem as normas de trânsito.
"Isso porque, os acidentes de trânsito aumentam o número de pacientes atendidos nas unidades hospitalares, impactam nos custos de tratamento, causam sequelas graves nas vítimas, além de centenas de óbitos anualmente, o que poderia ser evitado. Por isso, a importância de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito, protegendo, deste modo, os pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas", frisou o órgão.
*com informações da assessoria.