AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 
ge.globo.com

Vini Jr reage a prisão de torcedores do Valencia: "Que outros racistas tenham medo"

Vinicius Junior comemorou a condenação de três torcedores do Valencia a oito meses de prisão por racismo contra ele. A decisão da Justiça da Espanha foi emitada nesta segunda-feira. O atacante brasileiro do Real Madrid fora vítima de ataques racistas durante jogo no Mestalla, em maio de 2023. Os envolvidos também foram punidos com a proibição de entrada em qualquer estádio de futebol por dois anos.

"Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas "jogar futebol". Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí"

 

Vini Jr. está concentrado com a seleção brasileira nos Estados Unidos, para a disputa da Copa América no país. Saiu do banco e participou da vitória do Brasil sobre o México, por 3 a 2, em amistoso no Texas, no sábado passado, no qual o técnico Dorival Júnior optou por testar jogadores reservas desde o início. A Seleção enfrenta os EUA em outro amistoso nesta quarta, em Orlando, e estreia na Copa América no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles.

Em março deste ano, Vinicius Junior voltou ao estádio Mestalla para novo confronto entre Valencia e Real Madrid. O brasileiro fez os dois gols dos visitantes no empate em 2 a 2. De acordo com relatório da LaLiga, Vinicius foi alvo da torcida do Valencia em pelo menos três momentos do confronto deste ano.

Vini Jr Vinicius Junior Valencia x Real Madrid — Foto: Alex Caparros/Getty Images

Vini Jr Vinicius Junior Valencia x Real Madrid — Foto: Alex Caparros/Getty Images

Logo aos oito minutos, fãs locais cantaram "Vinicius, que tonto você é" e "Vinicius, que ruim você é". Depois, após ofensas contra o Real Madrid, a torcida Gritou "Tonto, tonto" e repetiu "Vinicius, que tonto você é" mais duas vezes, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos cinco do segundo tempo.

Relembre os ataques racistas

 

Em 21 de maio, Vinicius sofreu o maior de todos os ataques racistas dentre vários sofridos nos últimos anos na Espanha. No Mestalla, em jogo entre Valencia e Real Madrid, já havia sido possível ouvir alguns gritos de "mono" (macaco, em espanhol) ao longo do jogo. Mas a situação explodiu aos 24 minutos do segundo tempo.

Numa jogada pela esquerda, Vinicius Junior foi atrapalhado por uma segunda bola dentro de campo. O atacante do Real Madrid reclamou disso com a arbitragem, e parte da torcida mais perto do gol do Valencia o hostilizou fortemente com xingamentos racistas.

Vinicius Junior, do Real Madrid, é xingado pelos torcedores do Valencia — Foto: Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

Vinicius Junior, do Real Madrid, é xingado pelos torcedores do Valencia

Foto: Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

 

Vinicius puxou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um determinado torcedor atrás do gol. Pelas imagens de transmissão e fotos, é possível ver que outros jogadores, dos dois times, tentam acalmar os ânimos. Caso do lateral-esquerdo Gayà, capitão do Valencia.

O árbitro então conversou com jogadores e com os técnicos dos dois times, além do quarto oficial. O sistema de som do Mestalla emitiu dois avisos: um de que a partida tinha sido paralisada por causa desse episódio de racismo, e o segundo de que ela só voltaria caso os xingamentos e cânticos fossem encerrados.

Foram cerca de oito minutos entre o início da confusão da segunda bola em campo, passando pela denúncia de racismo, até a retomada do jogo.

O segundo tempo continuou, e por volta dos 48 minutos do segundo tempo, começou mais uma confusão na área do Valencia. O goleiro Mamardashvili partiu para cima de Vinicius Junior — ambos receberam cartão amarelo inicialmente —, e outros atletas foram envolvidos.

Vinicius Junior discute com Mamardashvili durante o jogo entre Valencia e Real Madrid — Foto: Getty Images

Vinicius Junior discute com Mamardashvili durante o jogo entre Valencia e Real Madrid

Foto: Getty Images

No meio do empurra-empurra, o atacante Hugo Duro deu um mata-leão no brasileiro, segurando-o pelo pescoço. Ao se desvencilhar, Vinicius acertou o rosto do adversário. Acalmados os ânimos, o VAR chamou Burgos Bengoetxea, que reviu o lance e decidiu expulsar o brasileiro.

Após levar o cartão vermelho, Vinicius Junior saiu de campo aplaudindo e fazendo gesto com o número 2, em referência ao risco de rebaixamento do Valencia. Integrantes da comissão técnica e jogadores do time da casa foram tirar satisfação. O brasileiro precisou ser escoltado por colegas de Real Madrid.

Hugo Duro segura Vinicius Junior pelo pescoço durante confusão em Valencia x Real Madrid — Foto: Reprodução / Internet

Hugo Duro segura Vinicius Junior pelo pescoço durante confusão em Valencia x Real Madrid — Foto: Reprodução / Internet

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram