
Secretário anuncia que novo IML de Maceió deve ser inaugurado em janeiro de 2018.
O secretário executivo de Políticas da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, revelou, em entrevista ao Bom Dia Alagoas desta quarta-feira (8), que o novo prédio em construção do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió deverá ser inaugurado em janeiro de 2018.
O gestor garantiu que os trabalhos estão em fase de conclusão e o prédio que vai sediar o órgão será um dos mais valorosos e modernos do país.
"Até janeiro, o governo estará inaugurando o novo IML. Será um ganho para o estado, pois nunca tivemos um Instituto de vergonha".
Ele também avaliou o resultado do levantamento divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que revelou uma queda no número de homicídios dolosos no estado.
Apesar de Alagoas descer uma posição no ranking da violência, o secretário frisou que ainda "não tem o que comemorar".
De acordo com Manoel Acácio, os números do Anuário apontam um aumento da violência no país, mas uma redução em Alagoas e na capital. O estado caiu da 2ª para a 3ª posição e Maceió da 2ª para a 8ª colocação. Apesar dos números, o secretário afirma que é preciso muito trabalho pela frente.
"Mesmo com tais números, ainda não temos o que comemorar. É um ganho já, porém, necessitamos continuar os trabalhos, discutindo estratégias e outras ações. Diariamente, a gente se reúne com comandantes de batalhões, delegados, bombeiros e peritos para o diálogo", explicou o secretário.
Na oportunidade, o gestor de Segurança Pública também falou que o governador deve convocar a reserva técnica de delegados da Polícia Civil (PC), conforme anúncio feito há pouco tempo. "Para isso, estamos fazendo levantamento nas delegacias do interior".
ANUÁRIO
Alagoas caiu mais uma posição no ranking dos Estados mais violentos do País. É o que aponta o 11º Anuário Estatístico da Segurança Pública, divulgado no dia 30 do mês passado, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Púbica. Após oito anos ocupando o incômodo primeiro lugar, Alagoas se afasta do topo da fúnebre tabela desde 2015, quando a Segurança Pública começou a colher os resultados positivos da nova política pública adotada pela gestão Renan Filho.
O dado mais significativo é que, inversamente ao crescimento da violência em todo o País, Alagoas foi o terceiro estado que mais reduziu as mortes violentas intencionais (-18,82) na variação entre 2013 e 2016, ante todas as unidades da Federação, atrás apenas do Espírito Santo (-23,73%) e do Ceará (-21,16%).
A redução da violência também foi sentida em Maceió. A cidade atingiu o pico da taxa de pessoas mortas: 109.9 para cada grupo de 100 mil habitantes. Até 2014, Maceió foi a segunda capital mais violenta do país. Em 2015, essa triste realidade começou, enfim, a mudar. A capital saiu da segunda colocação para ocupar a quinta e se afastou ainda mais em 2016, quando passou a figurar em oitavo lugar com taxa de 51.9. Isso significou, dentro do período, uma redução de 52.7% da violência na capital alagoana.
