Saúde dá continuidade aos mutirões de combate a dengue e Doenças Diarreicas Agudas, em Palmeira.
Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, alerta ao surto de diarreia que se repete no município, dará continuidade aos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti e às Doenças Diarreicas Agudas (DDAS). Na quinta (25), a partir das 8 h, os agentes de endemias e de saúde da Secretaria estarão nas ruas do bairro de Vila Maria. Durante as visitas às residências serão entregue hipoclorito de sódio, cloro residual e soro de reidratação.
Na última semana, os agentes estiveram no bairro São Francisco. Em algumas das residências visitadas foram encontrados focos de larvas do mosquito, que foram imediatamente esvaziados, tratados e os moradores orientados. Somente neste mês de maio houve um aumento de mais de 1.200 novos casos de diarreia, o que tem superlotado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e aumentado o número de internações. De janeiro até a terceira semana de maio foram registrados 2.981 casos de diarreia, em Palmeira dos Índios.
De acordo com o setor de Vigilância em Saúde do município, a crise hídrica, a estiagem e os vetores das DDA's como moscas, e falta de higiene, são as principais causas do surto. “É necessário que, mais uma vez, as pessoas realizem uma limpeza geral em suas residências, eliminando possíveis focos, água parada, fazer a limpeza de reservatórios, usar o hipoclorito para lavar frutas, legumes e verduras e lavar bemas mãos. São medidas simples, mas que já vão auxiliar no combate a essas doenças”, salienta Rebeca Oliveira, gerente do setor.