Policiais Federais encaminharam nesta quinta-feira (05), a secretária de saúde do município de Belém, no Agreste de Alagoas, Acidalha Vilar, tia do prefeito, Clénio Vilar, para depor no Fórum de Palmeira dos Índios.
De acordo com as primeiras informações, a secretária é suspeita emitir declarações falsas de domicílio para transferências de título eleitoral. A decisão foi determinada pelo juiz Geneir Marques de Carvalho Filho, titular da 2ª Vara Cível da Comarca, de Palmeira dos Índios, responsável pela 10ª zona eleitoral.
A ação ocorre, após a justiça descobrir que Belém possui mais eleitores que moradores, como comprova o cruzamento de dados estatísticos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) com dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Confira aqui as Estatísticas de Eleitorado do TRE AL).
Segundo os dados do TRE-AL, até março deste ano, Belém contabilizava 4.580 títulos eleitorais aptos a participarem das Eleições de 2016. Porém, o último Censo Demográfico do IBGE, divulgado em 2010, mas ainda considerado o principal indicador para ações do governo federal, aponta que o município possui 4.551 habitantes.