AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 

Exército retoma atividades e reforça ações de enfrentamento da seca em Palmeira dos Índios

Exército retoma atividades e reforça ações de enfrentamento da seca em Palmeira dos Índios.

Assessoria

Após três anos sem fazer a operação em Palmeira dos Índios, o Exército retomou as atividades no município em duas frentes: na recuperação e perfuração de poços e também no abastecimento de água nas comunidades rurais. O Exército tinha deixado de atender a cidade por falta de apoio e, com isso, vários povoados ficaram sem fornecimento de água, em períodos de seca intensa e chuva escassa. Nesta primeira etapa, 25 comunidades serão beneficiadas e o Exército deve permanecer no município até o final do mês de julho.

Para o coordenador da Defesa Civil do Município (Comdec) Flávio Emílio, com o apoio do Exército, quase 100% das comunidades rurais estão abastecidas com água potável. “Além do Exército, também temos a parceria do município com a Defesa Civil do Estado, que também ajuda no abastecimento das comunidades, beneficiando cerca de seis mil famílias. Além da Operação-Pipa, o Exército também já desobstruiu quatro poços artesianos, sendo dois na Sementeira, um na Lagoa do Canto e outro em Canafístula. Além desses quatro, outros quatro serão instalados em Palmeira de Fora, Buenos Aires, Tabacaria e Bebedouro (Chorador)”, disse Flávio Emílio.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, o retorno do Exército ao município aconteceu após várias reuniões em Brasília com o secretário Nacional de Defesa Civil (Sedec/MI), Wesley Felinto, para pedir que o município de Palmeira dos Índios fosse reintegrado à Operação Carro Pipa. “Depois de ida e vindas a Brasília conseguimos que o Exército retomasse as atividades na cidade. Os caminhões do Exército já começaram a levar água às comunidades que não eram atendidas pelo Estado e nem a Casal conseguia levar água. Os caminhões-pipa da prefeitura estavam socorrendo essas famílias, mas precisávamos de ajuda. É fundamental que o Exército se junte a nós por causa dessa dificuldade de água potável. A prefeitura alugou um manancial e o Exército dispõe os caminhões e os homens para ajudar não só na fiscalização, mas na distribuição da água nas comunidades”, destacou.

E continuou. “Isso mostra que nós estamos buscando os parceiros certos, na hora certa, para que a gente minimize o sofrimento do homem do campo e daqueles que precisam muito da água e que por conta da crise estão passando por dificuldades. A gente não para. Cada semana buscamos sempre um aliado e uma parceria, pois tudo que a gente fizer vai ser importante para socorrer o nosso povo, neste momento. Quero agradecer ao Exército pela compreensão e também fazer um agradecimento a todos que colaboraram para que operação pipa fosse retomada. Entre eles quero destacar o apoio dos senadores Benedito de Lira e Fernando Collor, que nos ajudaram para que a operação fosse retomada em Palmeira dos Índios”, completou o prefeito.

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram