
Os Estados Unidos já gastaram US$ 25 bilhões na guerra contra o Irã. A primeira estimativa oficial dos gastos do país com a guerra foi revelada pelo controlador interino do Pentágono, Jules Hurst, nesta quarta-feira (29/4).
Segundo Hurst, a maior parte dos gastos foi com munição, mas também há despesas relevantes com manutenção e substituição de equipamentos.
O alto funcionário americano foi questionado em uma sessão do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Representantes, em Washington, com parlamentares dos EUA. O secretário de Guerra, Pete Hegseth, e o general do Exército Dan Caine também responderam a questionamentos.
Ao ser questionado sobre custos e estratégias da guerra, Pete Hegseth chegou a afirmar que “o maior adversário neste momento são as palavras imprudentes, ineficazes e derrotistas dos democratas no Congresso e de alguns republicanos”.
A guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã teve início em 28 de fevereiro, após ataques estadunidenses e israelenses que atingiram o país persa e mataram o então líder supremo islâmico Ali Khamenei.
Nesta quarta, o presidente americano Donald Trump voltou a ameaçar o Irã com publicação nas redes sociais, e prepara uma extensão do bloqueio naval americano contra navios ligados a portos iranianos na região do Estreito de Ormuz.
