
Um homem identificado como Eduardo Kauã Ferreira dos Santos morreu na madrugada desta terça-feira (7), em Viçosa, após reagir a uma abordagem policial e disparar contra equipes da Polícia Militar (PM). Durante o confronto, dois policiais ficaram feridos, foram socorridos e seguem em acompanhamento médico. O suspeito também foi atingido, levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O episódio começou por volta da meia-noite, quando o Grupamento de Operações com Cães (GOPES) foi acionado pelo COPOM para averiguar denúncia de um indivíduo armado na Rua Vigário Silva, próximo à Passagem de Areia. Havia informações de que o mesmo suspeito teria efetuado disparos no dia anterior, no Povoado Santa Ana.
Ao chegar ao local, com apoio do setor de inteligência, os policiais encontraram Eduardo Kauã sentado na calçada, portando objeto semelhante a uma arma de fogo. Ao perceber a aproximação das guarnições, ele fugiu para dentro de uma residência, desobedecendo à ordem de parada. Durante a entrada no imóvel, o suspeito disparou contra os policiais, que revidaram. Um soldado foi atingido na perna e um sargento na região do quadril. Eduardo Kauã também foi baleado.
No local, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm com munições deflagradas e intactas. Todos os envolvidos foram socorridos e encaminhados à unidade hospitalar, onde o óbito do suspeito foi confirmado.
Levantamentos indicam que Eduardo Kauã possuía extensa ficha criminal, incluindo registros por lesão corporal dolosa, descumprimento de medida protetiva, resistência, ameaça, dano, furto qualificado e associação para o tráfico de drogas. Ele também era investigado por participação em tráfico de drogas no município e suspeito de envolvimento em um duplo homicídio recente no Povoado Santa Ana.
O caso foi registrado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Viçosa e segue sob investigação da Polícia Civil (PC) para apurar todos os detalhes do confronto.
