
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou, na tarde desta terça-feira, 31, o alerta meteorológico sobre o mau tempo em Alagoas. Segundo a Semarh, há previsão de continuidade de chuva, rajadas de ventos e raios, pelo menos, até esta quarta-feira, 1º.
"As rodadas mais recentes desses modelos de condições meteorológicas indicam a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos e incidência de raios em pontos isolados em todas as regiões ambientais do Estado de Alagoas durante esta terça-feira (31), podendo se estender até, pelo menos, a quarta-feira (01)", diz o aviso da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL).
De acordo com o alerta, a atuação de um cavado em altos níveis, sobre o Oceano Atlântico e áreas continentais adjacentes à costa leste do Nordeste do Brasil, favorece a ocorrência de chuvas no estado de Alagoas. Nestas áreas, podem ocorrer acumulados significativos nas próximas 72 horas. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.
"A formação de nebulosidade convectiva poderá favorecer a ocorrência de rajadas de vento, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas. As pancadas de chuva podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana. Até o momento não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado de Alagoas", informou a Semarh.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico. Os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas monitorados do estado seguem sob acompanhamento contínuo.
