AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 
Metrópoles

Pesquisadores de SP e da Alemanha criam carne com farinha de girassol

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) em Campinas, no interior de São Paulo, e do Instituto Fraunhofer IVV, da Alemanha, criaram uma “carne” vegana à base de farinha de girassol.

O ingrediente é extraído do óleo da semente da planta, retirando as cascas. No processo, também foram adicionados tomate em pó, especiarias e uma mistura de fontes de gordura com óleo de girassol, oliva e linhaça.

As massas foram moldadas no formato de hambúrguer e assadas. O resultado da análise do alimento mostrou que ele tem alto teor de proteínas, gorduras e minerais benéficos à saúde, em especial o ferro, zinco e magnésio.

Cultivo em expansão no Brasil

A pesquisa, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), se baseou no fato de que o óleo de girassol é muito utilizado na Europa e o cultivo da planta está em expansão no Brasil. Além disso, o ingrediente não é geneticamente modificado e é uma fonte importante de proteína.

Uma das pesquisadoras do Ital, Maria Teresa Bertoldo Pacheco, explicou que, dentre os pontos positivos no uso da farinha da planta, está o fato de que ela “apresenta sabor e aroma muito neutros, principalmente em comparação às diversas proteínas vegetais presentes no mercado”.

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram