AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 
jovem pan news

Fux pede vista e suspende julgamento de Sergio Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no processo em que o senador Sergio Moro (União-PR) é acusado de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, suspendendo temporariamente o julgamento da ação penal. Apesar do pedido de vista, a maioria da Primeira Turma já havia se formado a favor de manter Moro réu.

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) após Moro, em um vídeo gravado durante uma festa junina em 2022, afirmar que um habeas corpus poderia ser “comprado” de Gilmar Mendes. A gravação, feita por terceiros e divulgada nas redes sociais, motivou a ação penal, que aponta que o senador teria agido com a intenção de “macular a imagem e a honra objetiva” do ministro e descredibilizar sua atuação na Corte.

O STF aceitou a denúncia em junho de 2024, tornando Moro réu. A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, foi acompanhada por Alexandre de MoraesFlávio Dino e Cristiano Zanin. Caso seja condenado a mais de quatro anos de prisão, o senador poderá perder o mandato.

A defesa de Moro, conduzida pelo advogado Luís Felipe Cunha, afirma que o ex-juiz não teve intenção de ofender o ministro e que se tratou de uma “piada infeliz” tirada de contexto. Cunha também alega que o vídeo foi editado de forma “maldosa” por terceiros. Com o pedido de vista de Fux, o julgamento está suspenso, e o ministro tem até 90 dias para devolver o processo ao plenário com seu voto.

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram