
Mesmo sem entrar em campo, hoje é mais um dia decisivo na história do CSA. Nesta sexta-feira (5), às 10h, no Rio de Janeiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o pedido de anulação da partida entre Anápolis e Guarani, realizada no dia 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C. Caso a anulação aconteça, o Azulão teria chances de permanecer na terceira divisão.
O que é o processo?
A ação se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que estabelece: “A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado”.
De acordo com o Guarani, o clube goiano teria atuado com 12 jogadores em campo durante certo período, o que é contra as regras do esporte. Em julho, o clube paulista entrou com um pedido para o STJD anular o jogo, entendendo que houve um erro de direito do juiz e isso afetou o resultado do confronto.
Entretanto, essa ação ficou paralisada até agora e o julgamento só foi marcado nesta semana.
A CBF aguarda a decisão do STJD para definir a sequência da competição. Dependendo do resultado do julgamento, existe a possibilidade de um adiamento da primeira rodada da fase mata-mata, marcada para este sábado.
Se o jogo realmente for anulado, o Anápolis terá que vencer novamente para evitar o rebaixamento. Empate ou derrota garantem o CSA na Série C em 2026. A partida também afetaria o Guarani, que, caso vença por 2 gols de diferença ou perca, o Bugre iria para outro grupo.
No momento, o Guarani está no grupo com a rival, Ponte Preta, Náutico e Brusque, enquanto o outro grupo tem Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta.
