
Desde dezembro de 2022, Maceió já recolheu mais de 1.657 toneladas de lixo da Lagoa Mundaú e das praias urbanas, com o Ecoboat, embarcação equipada com braço hidráulico para retirar resíduos.
De acordo com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o levantamento mostra que a lagoa Mundaú, considerada uma das áreas de maior valor ambiental, turístico e econômico da capital, concentrou a maior parte do descarte irregular: 1.431 toneladas.
Já nas praias, o equipamento recolheu 237 toneladas de resíduos, reforçando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a recuperação dos espaços naturais.
O Ecoboat opera com um sistema de rede acoplada a um braço hidráulico, que armazena o material dentro da embarcação. Cada catamarã conta com três agentes da Alurb responsáveis pela operação.
Atualmente, três embarcações estão em funcionamento, garantindo mais eficiência no processo e ampliando o impacto positivo na qualidade de vida da população.
Além da retirada do lixo, a iniciativa tem caráter educativo, ao chamar a atenção para os danos causados pelo descarte irregular. Para o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, o projeto busca unir limpeza e conscientização.
“Infelizmente, ainda enfrentamos a falta de consciência ambiental, e esse lixo acaba prejudicando a fauna, a flora e até quem depende economicamente da região. Nosso objetivo é minimizar esses impactos e preservar o ecossistema”, destacou.
Mais do que um equipamento de limpeza, o Ecoboat se tornou um símbolo de inovação ambiental em Maceió, mostrando que tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntas para proteger o futuro.
Outra iniciativa da Prefeitura que complementa o trabalho é a instalação dos Ecopontos, locais estruturados para receber gratuitamente entulhos, restos de poda, móveis velhos e recicláveis.
Os espaços funcionam diariamente, das 6h às 18h, e oferecem à população uma alternativa segura para o descarte, evitando que resíduos acabem em áreas públicas, praias ou lagoas.
Atualmente, Maceió conta com Ecopontos nos bairros da Pajuçara, Tabuleiro, Dique Estrada, Santa Lúcia, Gruta de Lourdes, Santa Maria, PDR Feitosa e Petrópolis.
