
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), em coletiva transmitida ao vivo, uma série de mudanças no calendário do futebol nacional a partir de 2026. Entre as principais novidades está a reformulação da Copa do Nordeste, que passará de 16 para 20 clubes e terá novo critério de classificação.
Com as mudanças, CRB e ASA já têm vaga garantida na próxima edição da competição, enquanto o CSA acabou ficando de fora. O acesso será definido pelos campeonatos estaduais de 2025: nove vagas serão destinadas aos campeões e outras nove aos vice-campeões de cada Estado da região, além de duas adicionais distribuídas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.
Impacto nos estaduais e calendário nacional
A CBF também confirmou que os campeonatos estaduais terão apenas 11 datas, disputados de 11 de janeiro a 8 de março de 2026. A redução, segundo a entidade, vai permitir maior equilíbrio no calendário nacional, menos desgaste físico dos atletas e mais competitividade para clubes de menor investimento.
Já a Copa do Brasil terá um aumento expressivo de participantes: passará de 92 para 126 clubes em 2026 (e 128 no ano seguinte), com 155 partidas no total. Os times da Série A só entrarão na 5ª fase, e a final será disputada em jogo único.

Divisões nacionais
A Série A começará mais cedo, em 28 de janeiro, e seguirá até 2 de dezembro, sem mudanças no formato. A Série B será realizada de 21 de março a 28 de novembro. A Série C terá apenas dois rebaixados em 2026, mas em 2027 ampliará para 24 clubes, mantendo apenas duas quedas. Já a Série D passará de 64 para 96 times, aumentando de 510 para 610 partidas, com maior número de jogos garantidos por clube.
Outras competições
A Copa Verde também sofrerá reformulação, passando de 30 para 70 jogos, e contará com o retorno da Copa Norte e a criação da Copa Centro-Oeste. Além disso, a CBF anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, que terá 12 clubes e dará vaga direta à 3ª fase da Copa do Brasil.
A nova Copa do Nordeste
No caso da Lampions League, além do aumento de clubes, a competição passará a ter 60 partidas, disputadas entre 25 de março e 7 de junho. Clubes que estiverem em competições da Conmebol não poderão participar.
Outra novidade é que o campeão da Copa do Nordeste terá vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil.
Com as mudanças, o futebol alagoano já tem dois representantes confirmados: CRB e ASA. O CSA, por sua vez, fica fora da primeira versão da nova era da Lampions.
