
Através do Telescópio Espacial James Webb, pesquisadores encontraram o que acreditam ser a primeira geração de estrelas existentes no Universo, chamadas de estrelas da População III. Elas foram localizadas no aglomerado estelar LAP1-B, a cerca de 13 bilhões de anos-luz da Terra. A descoberta foi publicada no final de outubro na revista científica The Astrophysical Journal Letters.
Logo após a explosão que deu origem ao Universo (Big Bang), só haviam dois elementos existentes: hidrogênio e hélio. Ao se misturar com matéria escura, os gases foram responsáveis por formar as primeiras estrelas.
De acordo com uma teoria bastante aceita pelos cientistas, os corpos celestes primordiais eram até 1 milhão de vezes maiores que a massa do Sol e brilhavam muito mais que a luz solar — cerca de 1 bilhão de vezes mais.
Confira a reportagem completa do Metrópoles clicando aqui
