
O Botafogo está fora da Copa Intercontinental após perder para o Pachuca nas quartas de final por 3 a 0, gols de Idrissi, Deossa e Rondón. Essa é a maior derrota de um brasileiro para equipes não europeias na história da competição.
A marca anterior era do Internacional, primeiro brasileiro a ficar fora de uma decisão, que perdeu por 2 a 0 para o Mazembe em 2010, e do Galo em 2013, que perdeu para o Raja Casablanca por 3 a 1. Outros dois brasileiros caíram antes da final, o Palmeiras, em 2022, após 1 a 0 para o Tigres, e o Flamengo, que sofreu um 3 a 2 para o Al Hilal em 2023.
O Glorioso estabeleceu outra marca negativa ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da Conmebol Libertadores a não disputar uma semifinal de Mundial, justamente no primeiro ano em que os sul-americanos entraram nas quartas.
O elenco alvinegro volta ao Brasil após esta eliminação e entra de férias neste dia 12 de dezembro. A equipe se reapresenta em janeiro para a disputa do Campeonato Carioca.

Igor Jesus durante Botafogo x Pachuca no Copa Intercontinental — Foto: Reuters
O Botafogo está fora da Copa Intercontinental. O Alvinegro caiu nas quartas de final e, desta forma, se uniu aos brasileiros que não alcançaram a final da competição - que antes era conhecida como Mundial de Clubes e agora tem novo nome e formato. Ao perder por 3 a 0 para o Pachuca nesta quarta-feira, em Doha, no Catar, o time de Artur Jorge repetiu o que Palmeiras, Flamengo, Internacional e Atlético-MG fizeram nos últimos anos.
Campeões da Libertadores, o Alvinegro e os outros brasileiros ficaram pelo caminho. Relembre, abaixo, como foram as participações nos anos anteriores.

Gregore disputa lance em Botafogo x Pachuca — Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Flamengo perdeu do Al-Hilal na semifinal e deu adeus precoce ao sonho do bicampeonato mundial. Em jogo com dois pênaltis e expulsão de Gerson, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 2 e ficou com o 3º lugar ao superar o Al-Ahly.
Há quatro anos, o time paulista foi o primeiro brasileiro a ser derrotado na disputa pelo terceiro lugar. Diante do Al-Ahly, o time comandado por Abel Ferreira jogou mal, empatou em 0 a 0 no tempo normal e perdeu nos pênaltis por 3 a 2. Antes, foi derrotado pelo Tigres, do México, por 1 a 0 na semifinal.
Com Ronaldinho e companhia, o time mineiro foi derrotado por 3 a 1 para o Raja Casablanca na semifinal do Mundial. Na disputa pelo terceiro lugar, o Galo venceu o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2.
A estreia entre os desastres brasileiros no Mundial foi com o time gaúcho, que perdeu para o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0 na semifinal em 2010. Meses após ser bicampeão da Libertadores, o time comandado por Celso Roth não jogou bem e foi derrotado. Conquistou o terceiro lugar ao vencer o Seongnam, da Coreia do Sul.
