AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 
Gazetaweb

Água imprópria e problemas sanitários: MPAL encontra irregularidades em Capela e Marechal

Na abertura da Semana Nacional Sede de Aprender, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) encontrou irregularidades graves em escolas públicas nos municípios de Capela e Marechal Deodoro, incluindo problemas no abastecimento e potabilidade da água, além de falhas no saneamento e na estrutura dos banheiros.

As vistorias foram realizadas nessa segunda-feira (2), na Escola Municipal João de Deus, em Capela, e no Centro Educacional Bambini, em Marechal. Em ambas as unidades, os promotores de Justiça constataram situações que comprometem a saúde e a dignidade de alunos e professores. Os casos serão formalizados por meio de recomendações do MP às gestões municipais.

“Analisamos o abastecimento, a qualidade da água, o esgotamento sanitário e a infraestrutura geral. O que encontramos será confrontado com os dados oficiais do Censo Escolar para que providências sejam cobradas”, afirmou o promotor Lucas Sachsida, coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do MPAL e um dos criadores do projeto.



				Água imprópria e problemas sanitários: MPAL encontra irregularidades em Capela e Marechal
Fiscalização do MP em escolas públicas. Assessoria

Outras cidades também serão alvo de fiscalização

As inspeções seguem durante a semana em outros municípios alagoanos:

  • Dois Riachos (03/06)
  • Maceió (04/06)
  • Colônia Leopoldina (05/06)
  • Atalaia (06/06)

A ação é coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com a Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB). O projeto, lançado pelo MPAL em 2021, tornou-se referência nacional em 2023 e envolve os 27 Tribunais de Contas do Brasil.

INICIATIVA

O projeto Sede de Aprender nasceu com o objetivo de fiscalizar e garantir o acesso à água potável e ao saneamento básico nas escolas públicas. Mas vai além: estimula uma mudança de cultura sobre o uso e preservação da água, fomenta a educação ambiental e promove a reflexão sobre saúde, cidadania e qualidade de vida dentro e fora das salas de aula.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, reforçando que educar também é garantir estrutura mínima para aprender com segurança e dignidade.

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram