Veja os carros que saem de linha após fechamento de fábrica da Ford no Brasil

Veja os carros que saem de linha após fechamento de fábrica da Ford no Brasil

Após mais um século no Brasil, a Ford deixará de produzir carros aqui. Por meio de um comunicado, a montadora norte-americana anunciou o encerramento das operações de todas as suas fábricas no país, em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), inclusive a da Troller, em Horizonte (CE), comprada em 2007.

Como consequência, quatro modelos sairão de linha em 2021: os Ford Ka, Ka Sedan e EcoSport, além do Troller T4.

A empresa afirmou que a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 foi a principal responsável pela medida, reduzindo ainda mais as vendas e prejudicando a operação. De acordo com projeções, ao menos seis mil trabalhadores serão afetados.

As fábricas de Camaçari e Taubaté serão fechadas imediatamente, enquanto a unidade de Horizonte encerrará suas atividades no quarto trimestre de 2021.

Segundo a empresa, o mercado brasileiro continuará a receber outros lançamentos programados, como a nova geração da Ford Ranger, o esportivo Mustang Mach 1, a van Transit e o SUV Bronco Sport.

As operações de vendas, peças de reposição, serviços e garantia não serão afetadas, de acordo com o comunicado. A Ford também afirma que manterá o Campo de Provas localizado na cidade de Tatuí (SP), o Centro de Desenvolvimento de Produto (BA), além de sua sede administrativa na cidade de São Paulo.

Por ora, as fábricas da companhia localizadas na Argentina e no Uruguai não serão afetadas.

No final de 2020, a Ford oficializou a venda de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) para a construtora São José e o fundo de investimentos FRAM Capital. O fechamento da unidade, inaugurada em 1967, foi anunciado em fevereiro de 2019.


Deixe um comentario