Primavera em Alagoas deve ser de chuvas rápidas nas manhãs e madrugadas das primeiras semanas

Primavera em Alagoas deve ser de chuvas rápidas nas manhãs e madrugadas das primeiras semanas

A primavera em Alagoas terá chuvas rápidas nas primeiras semanas. A nova estação começa às 10h31 (horário de Brasília) de terça-feira (22) e terminar em 21 de dezembro às 07h02.

No primeiro dia da nova estação a temperatura máxima será de 30ºC em Maceió e a manhã deverá ser nublada. O sol só deve aparecer com intensidade durante a tarde. A temperatura mais alta está prevista para a região do Sertão do estado, 34ºC.

Segundo o Meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinicius Pinho, a primavera terá algumas características específicas aqui em Alagoas.

“No início da primavera, estamos numa fase de transição do período chuvoso para o período seco, o que explica as chuvas rápidas, principalmente durante as manhã e madrugadas. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos”, disse Vinicius.

O meteorologista disse ainda que com o início da primavera, as chuvas no estado tendem a diminuir, e ocorre uma mudança no regime de ventos, que antes passava de leste a sudeste e agora, passa a ser de nordeste: um vento mais intenso, forte, quente e mais seco.

“Esses ventos tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos”, informou.


Deixe um comentario