Policiais civis ameaçam paralisar atividades mais uma vez em Alagoas
Uma assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) a ser realizada na próxima sexta-feira (29) pode decidir pelo que será, pelo menos, a quinta paralisação da categoria em um período de um ano. A reunião deve ocorrer no Clube de Engenharia, a partir das 13 horas.
O presidente do Sindpol Ricardo Nazário afirma que a mobilização é importante para a discussão do rumo da luta pela valorização dos policiais civis. O sindicato vem pleiteando junto ao governo do estado reajuste salarial. Segundo divulgado pela entidade sindical, os policiais civis de Alagoas recebem o segundo pior salário de nível superior na área da segurança pública do Brasil.
“A desvalorização salarial é um dos fatores que comprovam o descaso e a omissão do governador com a Polícia Civil, juntamente com a falta de condições de trabalho na instituição policial”, afirmou o sindicato em nota.
O saldo provável da reunião, segundo o sindicato, é a paralisação. No último ano, a categoria entrou em greve em janeiro de 2020, novamente em fevereiro, em março, em conjunto com outras carreiras da segurança pública, e também em novembro. Reuniões da categoria com a Secretária de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) não obtiveram resultados.
O Governo do Estado já chegou a pedir, em 2016, represálias jurídicas contra o sindicato devido à paralisação, o que foi classificado pelo Sindpol como autoritarismo. Em entendimento de 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em matéria de repercussão geral que é vedado à Polícia Civil o direito à greve, por se tratar de servidor armado de carreira da segurança pública.