Luciano Barbosa (MDB) foi reeleito prefeito de Arapiraca neste domingo (6), conforme a apuração de 100% das urnas. Ele obteve 100.890 votos, com 85,04%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Arapiraca é o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com 156 mil eleitores.
O prefeito disse que é preciso encarar as coisas com serenidade, uma vez que a votação expressiva também mostra que há uma grande responsabilidade para o próximo mandato.
“Na hora que vejo o tamanho da vitória, tenho que ver que a coluna da responsabilidade é a mesma. É uma grande responsabilidade que o povo está colocando para mim, dizendo que confia em mim e o tanto que confia", afirmou.
Além dele, participaram do pleito Fabiana Pessoa (PL), Dr. Silvio Cezar (PSOL) e Lindomar Ferreira (PSDB). Tarcizo Freire (Solidariedade) desistiu da disputa na última semana.
Luciano manteve sua chapa do primeiro mandato, com a atual vice-prefeita, Rutineide Pereira Melo, a Rute Nezinho (Progressistas), mantendo-se no posto.
"O que faço dessa leitura é: o povo está dizendo que acha que tenho condições de resolver os problemas da população. Não tem como escapar dessa realidade. Vou enfrentá-la e vou fazer o meu melhor", analisou.
Durante a campanha, o prefeito passou por todos os bairros da cidade, se reuniu com empresas e vereadores. A última caravana acabou às 21h deste sábado (5).
Entre as promessas, está a continuidade dos projetos que vem desempenhando no município. Uma das principais é que Arapiraca tenha 100% de suas escolas em tempo integral, sendo a primeira cidade do país a fazê-lo.
Além do MDB, a base de Luciano Barbosa foi composta pelos partidos Progressistas, PSB, Podemos, Federação PT/PV/PCdoB, e União Brasil.
Ele agradeceu o apoio dos deputados federais Arthur Lira (PP), Daniel Barbosa (PP) e Paulão (PT) e a colaboração do senador Rodrigo Cunha (Podemos).
Em 2020, a chapa Luciano e Rute saiu vitoriosa com 59.249 votos, representando 54,56% do total válido.