APAE de Palmeira dos Índios realiza ações no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

APAE de Palmeira dos Índios realiza ações no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Elton Silva de Lima – Psicólogo CRP 15/5080

No dia 03 de dezembro é comemorado o dia internacional da pessoa com deficiência. Falar sobre o tema ainda hoje gera confusão, tabu e até mesmo muitos preconceitos. Apesar dos avanços teóricos e práticos na área da saúde, da reabilitação e da assistência, a pessoa com deficiência (seja ela física ou mental) é vista como inválida, incapaz ou “doente”. É com o objetivo de mobilizar debates, e fomentar novos olhares e práticas na sociedade para a pessoa com deficiência, que foi criado o dia de hoje.

A data é celebrada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1992 com o objetivo de promover maior consciência acerca da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência. Mas, afinal, o que é deficiência?

Em um sentido mais amplo, deficiência pode ser entendida como qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. De acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU – Organização das Nações Unidas /2006, “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Mas não basta apenas compreender essa noção teórica, é preciso agir diferente.

Apesar das limitações que a pessoa com deficiência possui, não significa que ela será incapaz de realizar suas tarefas, de viver os seus sonhos e de se inserir funcionalmente na sociedade. Porém, para que isso seja possível, nossa sociedade não pode condenar as pessoas com deficiência, de modo fatalista, a um lugar de invalidez, como se nada pudesse ser feito em prol delas. Faz-se necessário que a sociedade, pessoas e instituições se mobilizem, rearranjem-se e se adaptem às pessoas com deficiência – aí estão inclusas as ações de reabilitação e inclusão.

A APAE Palmeira dos Índios é uma dessas instituições que lutam e agem a favor de melhorias para as pessoas com deficiência. Configurada como um Centro Especializado em Reabilitação, a APAE Palmeira dos Índios dispõe de equipe multiprofissional (psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e equipe de Equoterapia) para tratamento e reabilitação das pessoas com deficiência. Por isso, além dos atendimentos diários realizados na instituição, a APAE também promove no dia de hoje, ações especiais na sua sede e em toda cidade. São diversas palestras, oficinas, divulgações em setores da mídia local e muitas outras atividades sendo realizadas de forma simultânea. Tudo para que a bandeira da inclusão e da reabilitação seja cada vez mais vista e erguida por todos. Que todos caminhemos juntos, construindo novas perspectivas e novas ações a favor das pessoas com deficiência.


Deixe um comentario