Alagoas tem a menor taxa de contágio de Covid-19 do país, aponta plataforma

Alagoas tem a menor taxa de contágio de Covid-19 do país, aponta plataforma

Alagoas é o estado com a menor taxa de contágio de Covid-19 do país, conforme a ferramenta Covid-19 Analytics, mantida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e que revela a taxa de transmissão em cada uma das unidades da federação. No estado, ela estaria em 0,61. Taxas menores que 1 indicam queda no ritmo de transmissão da doença.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, o Rt é uma métrica que representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado pode chegar a transmitir a doença. Para entender como este número é positivo, no início de abril, Alagoas chegou a registrar uma taxa de contágio de 3,93, ou seja, cada grupo de 100 pessoas infectadas contaminava cerca de outras 393 pessoas. Já a taxa atual significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas em Alagoas transmite para outras 61 pessoas.

Após Alagoas, as unidades da federação com os menores índices são Sergipe, com um Rt de 0,69; Distrito Federal, com 0,77, e Bahia, com uma taxa de 0,79.

Mesmo com a desaceleração da taxa de contágio no estado, a população deve manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras, a higienização das mãos com frequência e a não realização de aglomerações, além de seguir as determinações do decreto estadual em vigor. As medidas são essenciais para que o contágio não volte a subir.


Deixe um comentario