TRE alerta que notícia de anulação de eleição em municípios alagoanos é falsa

TRE alerta que notícia de anulação de eleição em municípios alagoanos é falsa

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), através do Núcleo de Combate à Desinformação, desmente conteúdo falso que circula em aplicativos de mensagens noticiando que houve a anulação da eleição em oito municípios alagoanos.

A Justiça Eleitoral de Alagoas reforça que o resultado das urnas reflete a vontade do eleitor, que deve ser respeitada e reitera que não houve nenhum tipo de falha no sistema de totalização dos votos e que o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) corresponde à soma dos Boletins de Urna disponibilizados aos fiscais dos partidos políticos no dia da eleição, podendo ser facilmente conferido por eles.

Qualquer cidadão pode fazer a conferência dos Boletins de Urnas no site do TSE, através do link https://resultados.tse.jus.br/oficial .

TRE também emitiu nota

“NOTA OFICIAL

Apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a eleição municipal de 2020, em Alagoas, transcorreu normalmente. A população alagoana pôde expressar sua livre vontade através do voto, na escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 102 municípios. Consideramos esta uma vitória sem precedentes da democracia frente às adversidades destes novos tempos.

Por isso, é tão importante reafirmar, neste momento de vitória, que a eventual insatisfação com os resultados das urnas deverá ser debatida, exclusivamente, através dos meios legais. As manifestações que tenham por finalidade questionar o resultado do pleito através de intimidação de autoridades, da ameaça à integridade física de servidores e da depredação do patrimônio público serão apuradas rigorosamente na forma da lei.

Não se ganha uma eleição através da ameaça, da incitação à violência e da demonstração de força. Não manche a reputação do seu município. Participe do processo democrático como cidadão.

A Justiça Eleitoral agradece.

Desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo
Presidente do TRE/AL“.


Deixe um comentario