Terceira etapa de vacinação contra a influenza contempla gestantes e crianças

Terceira etapa de vacinação contra a influenza contempla gestantes e crianças

O público da primeira infância está contemplado na terceira etapa de vacinação contra a influenza, que vai até o dia 05 de junho. A vacina protege contra três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza, e é muito importante para reduzir os impactos decorrentes das infecções.

O chamamento para essa imunização de crianças e gestantes é reforçado pelo Núcleo de Saúde do Programa Criança Alagoana (CRIA), da Secretaria de Estado de Saúde (SESAU), que acompanha a cobertura vacinal na primeira infância em Alagoas.

“A continuidade das vacinas garante que não haja recrudescimento de doenças já eliminadas no nosso estado, além de prevenir casos novos de doenças imunopreveníveis, contribuindo para qualidade de vida das crianças e suas famílias”, destacou Alessandra Viana, coordenadora do Núcleo da Saúde do CRIA.

A meta em Alagoas é vacinar 90% do público alvo desta etapa, que também inclui puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças com síndrome congênita por Zika Vírus. De acordo com Emilly Francine, enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), da SESAU, a vacina tem bastante eficácia e segurança.

“As contra indicações da vacina é referente se o paciente teve reações anteriores da vacina, alergia grave a ovo e reações anafiláticas. Nós orientamos que no caso de crianças com sintomas febris, aguardar o desaparecimento do sintoma por pelo menos três dias para então realizar a vacinação”, explicou a enfermeira.


Deixe um comentario