Sindicato que representa os aeroviários, o SNA estima em até 200 o número de voos afetados pela greve de pilotos e comissários em 12 aeroportos do país, na manhã desta quarta-feira (3), das 6h às 8h (horário de Brasília). O vice-presidente, Rodrigo Spider, não descarta que ação entre Carnaval adentro, embora, segundo o jornal Folha de S. Paulo, a tendência é que haja trégua no feriado e o movimento volte após o período caso as demandas dos profissionais não sejam atendidas.
Por parte das companhias aéreas, a Tam não vai cobrar pelas taxas de remarcação e Gol disse ter entrado em contato com os passageiros, via SMS e ligação, para tratar de remarcações e reembolsos. A Azul, também de acordo com o jornal paulista, não se pronunciou.
A recomendação da Abear, associação que representa as empresas aéreas, é que passageiros com voos marcados para o horário da paralisação entrem em contato com as companhias a fim de alterar os horários.
Os aeroportos afetados serão: Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP), Santos Dumont e Galeão (RJ), Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.
Reclamações para a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, responsável pela regulação do setor, podem ser feitas pela internet ou pelo telefone 163.