Novembro Azul será iniciado com grande caminhada, em Palmeira dos Índios

Novembro Azul será iniciado com grande caminhada, em Palmeira dos Índios

Kelly Marques/Assessoria

Passado o Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul: mês de prevenção e conscientização ao câncer de próstata. Além de conscientizar os homens à respeito do diagnóstico precoce, entre outras doenças comuns a eles, o Novembro Azul também vem para quebrar tabus e acabar com o preconceito sobre o exame de toque.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e, considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso, exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco, como histórico familiar.

Alguns dos sintomas envolvem vontade urgente e repentina de urinar, dificuldade e dor para urinar, diminuição do jato da urina, dor ao ejacular, sangramento pela uretra, insuficiência renal e disfunção erétil.

Como forma de dar maior visibilidade ao mês azul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios realizará o “dia D” do Novembro Azul com uma grande caminhada, na próxima quarta, dia 7 de novembro. A caminhada sairá às 7h30 da sede da SMS até a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), local do evento. Durante toda a manhã haverá ações e atividades voltadas para o público masculino.

Ao longo de todo o mês de Novembro, as unidades de saúde trabalharão o tema com palestras, sala de espera e triagem para a realização do PSA, exame que detecta o câncer de próstata.

Confira a programação para o Dia D do Novembro Azul:
7h30 – Caminhada Novembro Azul (concentração na sede da Secretaria de Saúde com destino à AABB)
9h – Abertura com a Banda da Polícia Militar
9h30 – Palestra “Câncer de Próstata: conhecer para prevenir”
Palestrante: Tenente QOC PM Herculano
10h20 – Lanche
10h40 – Ações de Saúde
Triagem para autorização de PSA
Testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C
Vacinas
Aferição de pressão intraocular, pressão arterial e glicemia capilar
Coleta de exames laboratoriais de sangue de rotina
Emissão de cartão SUS

Visite o nosso portal:
http://www.palmeiradosindios.al.io.org.br/


Deixe um comentario