Medicamentos e fraldas que não são mais utilizados podem ser doados na Secretaria de Saúde, em Palmeira

Medicamentos e fraldas que não são mais utilizados podem ser doados na Secretaria de Saúde, em Palmeira

Various Colorful Pills in Packages – Close Up

Kelly Marques/Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, por meio da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e das farmácias dos postos de saúde, iniciam nesta segunda (8) a coleta de medicamentos e fraldas geriátricas que não são mais utilizados por pacientes. A campanha é uma maneira simples de ajudar aqueles que não podem arcar com medicamentos mais caros ou que não estão disponíveis na rede.

A coordenadora da CAF Karênia Rocha explicou como funcionará a doação de remédios. “Muitas vezes tem algum paciente em tratamento, que faz uso de medicamentos diversos, muitas vezes medicamentos caros, que não são disponibilizados na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). E o que pode acontecer é esse paciente vir a suspender o uso de algum medicamento ou até mesmo a falecer, e muitas vezes a família não sabe o que fazer com os medicamentos que sobraram ou não foram usados. E diante de muitas indagações de usuários, que frequentam nossos postos de saúde, que iniciamos essa campanha. Na verdade, não é uma campanha, é uma forma de ajudar o próximo, continuamente. Então se você tem medicamentos em casa, que não estão mais sendo utilizados e com prazo vigente, você pode doá-lo, deixando num posto de saúde ou aqui na Farmácia Central. Esses medicamentos serão devidamente doados para alguém que esteja precisando e não tenha condições de comprar”, disse Karênia.

A coordenadora falou, ainda, que a quantidade de medicação não importa. “Às vezes sobram só dois comprimidos, um apenas, mas não importa. Se a pessoa quer doar, nós aceitamos. Servirá certamente para alguém que esteja precisando”, destacou a coordenadora.

Todo medicamento doado será registrado na CAF, como nome, dosagem e quantidade. Qualquer paciente poderá se informar se o medicamento que precisa está disponível para doação, mediante receita médica. Por mais que a quantidade que tenha para doação não seja suficiente, ainda assim haverá a doação. Um ato de cuidado e de ajuda mútua.

Visite o nosso portal:
http://www.palmeiradosindios.al.io.org.br/


Deixe um comentario