O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Alagoas, nesta quinta-feira (09). Hoje, ele cumprirá agenda no Sertão do estado e amanhã, na capital alagoana, Maceió.
No Sertão, Lula irá autorizar o início das obras do Trecho 5 do Canal do Sertão, na região entre São José da Tapera e Delmiro Gouveia. A previsão é de que o evento no Sertão comece por volta das 16h.
Após cumprir esta parte da agenda, o presidente seguirá para Maceió, onde terá compromissos na manhã do dia seguinte, na sexta-feira (10). Lula fará a entrega de 900 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, no conjunto Vila Mundaú, às margens da Lagoa Mundaú. O evento está previsto para começar às 10 horas.
Sobre o Canal do Sertão
O Canal do Sertão é um obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, sendo considerada uma das maiores do Nordeste. A continuidade deste empreendimento está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), do Governo Federal, em sua terceira fase.
O canal corta municípios alagoanos e foi iniciado no rio Moxotó, em Delmiro Gouveia. O primeiro, segundo e terceiro trechos do Canal do Sertão foram feitos ainda no governo Lula. Já o quarto trecho, foi iniciado durante o Governo Dilma e finalizado com recursos próprios.
O Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano irá se estender do Km 123,4 ao Km 150, abastecendo as milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores. “Conseguimos comprovar junto ao Governo Federal a necessidade de alocar recursos para o Trecho 5 do Canal do Sertão, uma obra importantíssima que vai mudar a realidade da região”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Gustavo Torres.
De acordo com declarações dadas pelo governador, Paulo Dantas, a ordem de serviço para o trecho 5 do Canal do Sertão é um investimento de R$500 milhões e consta no plano de investimento do governo Federal, no novo PAC, que vai gerar mais de mil empregos nas obras.
Dados da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra, mostram que a quinta fase da obra contempla 26,6 quilômetros de extensão e vai melhorar o abastecimento da região do Agreste e da Bacia Leiteira, dando condições de irrigar cerca de três mil hectares. Quando estiver concluída, a obra de infraestrutura hídrica alcançará a marca de 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.
*Com Assessorias