Lançamento da pedra fundamental da primeira usina de energia solar de Alagoas será nesta segunda (12), em Palmeira

Lançamento da pedra fundamental da primeira usina de energia solar de Alagoas será nesta segunda (12), em Palmeira

Lucianna Araújo/Assessoria
Foto: Assessoria

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar receberá nesta segunda-feira (12), os donos da Helios Energia Renováveis, para o lançamento da pedra fundamental da usina de energia fotovoltaica, a primeira do Estado de Alagoas, que acontecerá no Sítio Guedes, a partir das 11h, próximo à sede da Polícia Rodoviária Federal. No mês passado, o prefeito, acompanhado das secretárias de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Anna Luísa França, visitaram a sede da empresa em Fortaleza, no Ceará, a convite do diretor administrativo da Helios João Fernando Alvarenga.
A Helio Energias atua no ramo de geração fotovoltaica distribuída e tem a missão de alterar o consumo da sociedade de matrizes energéticas poluentes para a energia renovável, que é sustentável e ecológica, transforma a indústria e o comércio, e tem atuado como agentes de mudança socioeconômicas e ambientais. A empresa construirá uma usina solar fotovoltaica no município, que vai dispor de 1 MW em capacidade, por meio da instalação de mais de 3500 painéis e ocupar 5 hectares de terreno. A geração fornecerá energia equivalente ao consumo de 370 famílias, montante que será recolhido pelo sistema de distribuição que abastece os habitantes de Palmeira dos Índios.
A instalação de novos painéis fotovoltaicos beneficia outras cadeias produtivas. “Propicia a abertura de empresas para comercialização da placas de energia solar, podemos incentivar novos investidores no mercado. As vagas de empregos diretos do setor são principalmente para desenho e instalação dos projetos que no momento não teremos esses profissionais em nossa cidade. Contudo, o mercado movimenta indiretamente, o mercado de manutenção dos equipamentos. Muitos consumidores que antes não tinham alguns equipamentos, por conta do alto custo da energia elétrica, passaram a colocar aparelhos de ar-condicionado e outros eletrodomésticos após adquirir as placas. Isso aumenta o consumo da indústria”, explicou a secretária de municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho.
O prefeito Júlio Cezar disse que implantação da usina em Palmeira dos Índios é mais um reconhecimento de que o município cresce e atrai investimentos de todas as partes do país. “O Governo Municipal é sensível à sombria realidade do desemprego e lutamos para promover desenvolvimento e renda para a nossa cidade. Agradeço ao João Fernando e a todos os empresários que escolheram Palmeira para instalar a sua empresa. Agradeço também, imensamente, à Cléa e à Anna Luísa pelo empenho irrestrito para que tudo isso pudesse acontecer”, disse o prefeito Júlio Cezar.


Visite o nosso portal:
http://www.palmeiradosindios.al.gov.br/


Deixe um comentario