Grupo técnico é criado para definir como se dará vacinação contra Covid-19 em AL

Grupo técnico é criado para definir como se dará vacinação contra Covid-19 em AL

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) instituiu o grupo técnico que vai acompanhar as ações e estratégias para a operacionalização do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas. Por meio dele, serão definidos o público-alvo e grupos prioritários para imunização, além de desenvolver um trabalho de orientação aos municípios neste sentido.

A instituição do grupo foi publicada na edição desta quarta-feira (6), do Diário Oficial do Estado (DOE), sendo assinada pela gestão da Sesau.

Ele será presidido pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, mas ainda terá, na composição, Herbert Charles Silva Barros (coordenador-geral); Renilda Santos Barreto (representante do Conselho Estadual de Saúde); Rodrigo Buarque Ferreira e Larissa Cândido Guimarães (do Conselho de Secretários Municipais de Saúde); além de Micheline Tenório (Ministério Público Estadual) e Roberta Lima Barbosa Bomfim (do Ministério Público Federal).

De acordo com a portaria, as ações do grupo técnico serão norteadas aos parâmetros apresentados pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde. Nenhum deles vai receber salário por este trabalho.

Atualmente, há inúmeras vacinas contra a Covid-19 em estudos de fase III (testes em humanos), e algumas já estão sendo utilizadas emergencialmente em alguns países, embora não haja, ainda, um imunizante registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Estado de Alagoas já demonstrou intenção em adquirir 1 milhão de doses da vacina Coronavac, que está sendo desenvolvida no laboratório brasileiro Butantan, em São Paulo, a partir de matéria-prima fabricada em laboratório chinês. O Governo Federal, por outro lado, aposta na vacina de Oxford (do Reino Unido), mas ainda não divulgou uma data precisa para início da imunização.


Deixe um comentario