AO VIVO

Rádio Vitório FM - Transmissão ao vivo

Sua rádio de todos os momentos
Por: 

Ex-presidente da Funai diz que foi demitido por barrar indicações políticas

O ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Antônio Fernandes Toninho Costa afirmou nesta sexta-feira (5) que foi demitido, menos de quatro meses após assumir o cargo, por tentar barrar indicações políticas para o órgão. Em entrevista coletiva concedida na portaria da fundação, o ex-dirigente enfatizou que não compactua com "malfeitos” do governo federal em relação às causas indígenas.
A demissão de Antônio Costa, assinada pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União”. O governo ainda não anunciou quem irá assumir o comado da Funai, fundação responsável pela coordenação da política indigenista do Executivo federal.
Costa havia assumido o comando da Funai em janeiro, após ter sido apadrinhado politicamente pelo PSC, partido conservador de centro-direita que defendeu o impeachment de Dilma Rousseff. Quando Michel Temer assumiu a Presidência da República, ele prometeu ao PSC que a sigla indicaria o presidente da Funai.
Pastor evangélico filiado ao PSC, Antônio Costa é pós-graduado em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo e coordenou, entre 2010 e 2012, o monitoramento e a avaliação da saúde dos índios na Secretaria Especial de Saúde Indígena.
“Eu não permiti e jamais poderia permitir [indicações políticas] porque a Funai é composta de cargos técnicos e de servidores concursados. E jamais eu poderia deixar entrar na instituição pessoas que não têm nenhum compromisso com as causas indígenas”, declarou Antônio Costa aos jornalistas na manhã desta sexta, quando já estava formalmente demitido do comando da fundação.

contato@vitoriofm.com.br
Vitório FM 104,9 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram