Dom Manoel toma posse como novo bispo de Palmeira dos Índios

Dom Manoel toma posse como novo bispo de Palmeira dos Índios

Dom Manoel Oliveira Soares Filho agora é o novo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios. A cerimônia de posse canônica foi realizada na manhã deste domingo (10) e reuniu bispos e padres de Alagoas, Pernambuco Paraíba e Rio Grande do Norte, autoridades e milhares de fiéis de várias regiões, além do arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.
O ato religioso teve início às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Amparo, com o ato do beija-mão, e depois seguiu em procissão até a uma estrutura montada em frente ao Centro de Treinamento Pio XII, ondo ocorreu a missa campal celebrada pelo próprio Bispo Dom Manoel Oliveira.
Em seu pronunciamento, Dom Manoel agradeceu a Deus e destacou o chamado de Cristo em sua vida, ressaltando que sua missão é evangelizar, propagar a alegria do Evangelho. Colocou-se como amigo e externou o desejo de querer conhecer os variados recantos desta Diocese.
Dom Manoel Oliveira é o 5º bispo a assumir a Diocese de Palmeira dos Índios que estava sendo administrada por Dom Genival Saraiva, Bispo emérito de Palmares. Ele vai irá substituir Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em outubro de 2017, foi anunciado bispo de Campina Grande.
O novo bispo era pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA), quando foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de dezembro de 2018, para comandar a Diocese de Palmeira dos Índios que compreende 36 paróquias em 34 municípios de Alagoas.

Biografia
Padre Manoel nasceu em 26 de setembro de 1965, em Domingos do Campim (PA). O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre Saulli, em 20/02/1983. Cursou Filosofia no seminário arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA.
Em 28/06/1992, ordenou-se diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondo do Pará (PA). Ordenou-se padre em 26/09/1993, em São Domingo do Capim (PA). Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, é membro do Conselho Presbiteral. Também é vigário geral.


Deixe um comentario