Corte de 30% da verba valerá para todas as universidades federais, diz MEC

Corte de 30% da verba valerá para todas as universidades federais, diz MEC

O Ministério da Educação (MEC) informou, na noite desta terça-feira, que o corte de 30% dos repasses de recursos federais valerá para todas as universidades e institutos, e não só para UnB (Universidade de Brasília), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFBA (Universidade Federal da Bahia). A informação é do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, em entrevista à TV Globo.

O anúncio acontece após declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o MEC cortaria recursos de universidades que não apresentassem desempenho acadêmico esperado e estivessem promovendo “balbúrdia” em seus campi. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Weintraub citou UFF, UnB e UFBA como alvo dos cortes.

À TV Globo, Lima Junior disse que o “bloqueio” foi feito “de forma preventiva” e valerá “só sobre o segundo semestre”. Segundo ele, o bloqueio pode ser revisto caso o “cenário econômico” do país mude.

“Por que nós estamos fazendo isso? Nós temos um cenário econômico diferente dos outros anos, porque a gente pode ter uma surpresa positiva em relação às receitas, e isso faz com que o Ministério da Economia reavalie a sua programação orçamentária, que se reflete nos ministérios”, disse ele.

“A gente espera que, se a reforma da Previdência for aprovada, a gente tenha um cenário positivo na economia, que reflete um reforço de arrecadação. Daí a gente pode ter uma folga no orçamento das universidades, caso seja identificado no segundo semestre”, afirmou.


Deixe um comentario