Black Friday: 63% dos brasileiros querem aproveitar as promoções

Black Friday: 63% dos brasileiros querem aproveitar as promoções

Faltando três dias da Black Friday, pesquisa aponta que 63% dos brasileiros pretendem aproveitar o evento para ir às compras. O mesmo levantamento mostra que 18% dos consumidores estão indecisos e 11% já estão aproveitando os descontos.

Os dados são da Social Miner, empresa que une dados de tecnologia e consumo, em parceria com o Opinion Box, e também indicam que os produtos mais procurados são:

• Eletrônicos

• Eletrodoméstico; e

• Eletroportáteis

Dos consumidores que desejam comprar na Black Friday:

• 24% querem gastar mais de R$ 1 mil;

• 18% entre R$ 500 e R$ 1 mil; e

• 9% entre R$v 400 e R$ 500.

Quando o assunto é forma de pagamento:

• 61% usará cartão de crédito;

• 38% cartão de débito;

• 32% dinheiro; e

• 11% Pix.

O levantamento também mostrou quais são as principais motivações dos compradores:

• 58% querem aproveitar as promoções; e

• 50% buscam os itens de desejo.

Há também um público que espera garantir as compras de Natal ou adquirir itens que facilitem a nova rotina.

A pesquisa também avaliou os canais de compra:

• 65% dos consumidores devem comprar pelos aplicativos das lojas; e

• 42% pelas lojas online ou físicas.

Veja algumas dicas para aproveitar o evento:
Faça uma lista de compras

Pode parecer simples, mas quando temos uma lista, conseguimos visualizar com mais clareza o que pretendemos comprar.

Assim, é possível ter uma noção geral de quanto investimento será necessário e elencar os produtos prioritários.

Monitore os sites das lojas

Escolha os sites com os melhores preços do produto ou serviço que deseja e comece a monitorar. Vale dar um print na tela.

Lojas idôneas não aumentam os preços antes da Black Friday para fazer tudo “pela metade do dobro”, mas ainda assim é importante checar se os descontos são realmente relevantes.

Fique de olho no “esquenta”

Muitas empresas começam as promoções antes da sexta-feira. Vale acompanhar as redes sociais e assinar os e-mails promocionais das lojas escolhidas. Quem sabe você consiga aproveitar um desconto adiantado e já risque um item da sua lista.

Pesquise a reputação das lojas

Existem diversas ferramentas que disponibilizam informações sobre atrasos e demais problemas das lojas online.

Para não ter nenhuma surpresa, veja se esses estabelecimentos são de confiança com antecedência, assim você consegue escolher outro lugar mais confiável caso seja necessário.

Cheque se o site é verdadeiro

Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.

Outra dica: Se a URL for original, possui um cadeado e o link correto. Caso a imagem apresente um “.” separando o nome do site, por exemplo, provavelmente trata-se de um link falso.

Também é possível pesquisar se o CNPJ da empresa está ativo pelo site http://receita.fazenda.gov.br;

Cuidado com e-mails falsos

Não confie em todos os e-mails que recebe. Uma dica é buscar o nome da loja no Google e clicar em links patrocinados, os primeiros que aparecem na busca, pois são pagos pela empresa para estar no topo.

Também é importante tomar cuidado com links divulgados por redes sociais.

Desconfie das promoções fantásticas

Sempre desconfie de preços muito abaixo do mercado. O ideal é que o consumidor acompanhe o valor do produto durante o período que antecede a Black Friday.

Proteja-se de golpes

As tentativas de golpes financeiros cresceram 300% no mundo, segundo o FBI. Só no Brasil, há ocorrência de quase 54% de dados de cartões vazados.

Com a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados, os sites são obrigados a informar o uso dos dados e se responsabilizar por seu armazenamento. Procure sites sempre com esse aviso e nos quais você confia.

Não arrisque na forma de pagamento

Evite formas de pagamento incomuns, como depósito em conta de pessoas físicas ou até pagamento via boleto.

Opte sempre pelas mais comuns como cartão de crédito, com ela o cliente tem até sete dias a partir da data do recebimento do produto ou serviço para solicitar a devolução ou o seu cancelamento, segundo o artigo 49 do código de defesa do consumidor.

A empresa deve solicitar o cancelamento da cobrança junto a operadora do cartão ou até mesmo, estornar o valor pago.

Verifique o prazo de entrega

Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Confira o valor do frete

O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Busque o canal de atendimento

Verifique os contatos e atendimento ao consumidor. Toda empresa, deve ter um canal direto de relacionamento com o cliente.

O cliente pode e deve entrar em contato, tirar as dúvidas referentes à troca de mercadoria, devolução em caso de defeito e assim explorar um pouco mais as informações sobre a empresa;

Avalie o prazo de garantia e devolução

Em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas.

Esteja a postos antes da meia noite

Caso você queira muito algum produto ou a loja tenha anunciado um desconto bem expressivo para o produto dos sonhos, uma boa dica é ficar de olho no relógio e se adiantar.

Assim, você evita a correria e tem mais chances de chegar primeiro para garantir o produto.


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