Bares e restaurantes em Alagoas recebem autorização para reabrir em horário reduzido

Bares e restaurantes em Alagoas recebem autorização para reabrir em horário reduzido

 

 

O governador Renan Filho (MDB) autorizou que bares e restaurantes de Alagoas possam reabrir para receber clientes até as 16h a partir de terça-feira (6). Embora o estado continue na fase vermelha até 13 de abril, algumas regras do plano de distanciamento social controlado foram flexibilizadas.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta segunda (5). A flexibilização vale apenas de segunda a sexta, sendo proibido o funcionamento aos fins de semana. Após as 16 horas, contudo, os bares e restaurantes só poderão funcionar no sistema pegue & leve. E a partir de 21 horas, apenas por delivery.

Outra regra que mudou foi a liberação para que pessoas com 60 anos ou mais frequentem academias, desde que tenham recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. A capacidade de atendimento, porém, continua restrita a 30%. É necessário esperar o prazo de 15 dias após a segunda dose para voltar a praticar exercícios nesses locais.

“O plano de distanciamento social controlado está sendo capaz de reduzir ao mesmo tempo a ocupação de leitos hospitalares, ainda não em grande escala, entretanto há uma significativa redução de leitos clínicos e também, a nosso ver, da complexidade dos casos que estão em leitos de UTI no momento. E há também uma redução no número de caso novos, o que nos indica que em um futuro próximo adiante nós continuaremos a ter uma melhora da capacidade hospitalar instalada”, disse o governador.

As demais regras do decreto anterior estão mantidas, entre elas o horário de funcionamentos dos shoppings e comércio, a proibição da circulação de pessoas em todo o território estadual entre 21h e 5h e a proibição de frequentar as praias durante os fins de semana.

Após um mês em alta, a média móvel de mortes por Covid-19 em Alagoas voltou a ficar em estabilidade, alcançando variação de 8% neste domingo (4). A melhora nos números acontece após o endurecimento das medidas restritivas no estado.

“Hoje é um dia de revisita ao decreto. Nós vamos voltar na próxima semana para tratar do próprio decreto como um todo, mas a boa notícia dessa semana é que nós voltamos à estabilidade. Estávamos em alta de mortes há 8 semanas consecutivas. E há estabilidade porque a queda significou uma queda inferior por enquanto, a 15%. Mas já há queda no número de mortes, o que é bastante simbólico, bastante significativo”, afirmou Renan Filho.

Fonte: Estadão Alagoas.


Deixe um comentario