Arapiraca já soma 10 dias sem registro de óbitos por Covid-19

Arapiraca já soma 10 dias sem registro de óbitos por Covid-19

Há 10 dias sem registro de óbitos por Covid-19 em Arapiraca, somando a redução da quantidade de casos confirmados e hospitalizados são indicadores que apontam para uma melhora do cenário epidemiológico no Município.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados no Boletim Epidemiológico Geral indicam que, na semana epidemiológica 34, correspondente ao período de 16 a 22 de agosto, o número de novos casos foi o menor há 12 semanas. E cerca de 80% de casos curados.

Pela primeira vez, o Município atingiu uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60%, nos últimos 3 dias. E de leitos clínicos, abaixo dos 34%. Com 173 óbitos confirmados da COVID-19, a taxa de letalidade é de 1,66%, percentual abaixo da média estadual e nacional.

Arapiraca vivencia um cenário epidemiológico mais favorável. Os dados mostram o quanto os serviços de saúde estão adequados e aptos para identificar precocemente a gravidade dos casos, evitando óbitos. A Prefeitura está monitorando ativamente todos os casos, o que faz toda a diferença. Porém, é necessário que a população tenha cautela e mantenha as medidas de prevenção para evitar o contágio por coronavírus.

“São cerca 14 mil pessoas testadas no Município. Em Alagoas, talvez seja difícil encontrar uma cidade que tenha testado tanto a sua população, quanto Arapiraca. Por isso apresenta a maior taxa de incidência, mas quando comparada aos outros municípios alagoanos, afirmou Evandro Melo, coordenador de Monitoramento, Análise e Informação em Saúde.

O coordenador ainda explicou que a região que mais testar a sua população se tornará o epicentro. “Epicentro é aquele local que tem a maior taxa de incidência, ou seja, maior número de casos por 100.000 habitantes. A exemplo dos Estados Unidos, que é o epicentro no mundo, justamente por ser o país que mais testa a sua população”, completou.


Deixe um comentario