

Quem nunca ouviu a famosa expressão “dor nas juntas”? Popularmente, algumas pessoas usam a expressão para se referir ao ponto onde dois ossos se encontram, como joelhos, ombros, cotovelos e quadril. Esses locais podem doer por conta de sobrecarga, má postura, lesões, desgastes naturais, inflamações, entre outras causas.
Existem vários exercícios de baixo impacto e fortalecimento que podem ser realizados em casa para ajudar a aliviar dores nas articulações. Fortalecer a musculatura que dá suporte às articulações pode reduzir a sobrecarga e a dor.
O profissional de Educação Física Luiz Fernando Lukas explica que os exercícios físicos e alongamentos estão entre as principais formas de prevenir as dores articulares, juntamente com a alimentação saudável, evitar o estresse e os movimentos repetitivos.
“O segredo para evitar as dores é fortalecer a musculatura que ‘ajuda’ as articulações, como agachamento sem peso ou com peso leve, para fortalecer os joelhos e quadril”, sugere.
Exercícios para fazer em casa
A sugestão do profissional é começar de forma leve, vá aumentando progressivamente os exercícios, mas se a dor for forte ou persistente, pare imediatamente e busque avaliação profissional.
Agachamento com peso corporal: vai fortalecer joelhos e quadril. E, caso seja possível, pode usar um peso qualquer disponível para aumentar a eficácia, como halteres, saco de arroz, mochila pesada, garrafa com água etc.
Ponte de glúteo: deitar e levantar o quadril e permanecer nessa posição por cerca de 45 segundos a um minuto.
Flexão de braços (pode ser apoiando os joelhos): ajuda a estabilizar os ombros.
Elevação de panturrilhas: em um degrau, por exemplo, descer o calcanhar e ficar nas pontas dos dedos. Executar esse movimento cerca de 20 vezes.
Alongar posterior da costa: tocar as mãos nos pés – sentado para iniciantes e em pé para mais avançados.
Alongar peitoral: em uma porta, girar o tronco com um braço segurando no batente.
Alongar os braços acima da cabeça e inclinar para o lado
Veja a matéria completa em Metrópoles
